A superação de uma Campeã

Camila Guarnieri Mustafa, 31 anos, é moradora na cidade de Birigui, interior de São Paulo. Filha adotiva com muito orgulho, nasceu na cidade de Curitiba.

IMG 20191111 WA0083 - A superação de uma Campeã
Camila Guarnieri Mustafa, 31 anos, é moradora na cidade de Birigui.

É formada em Direito pela faculdade UniToledo de Araçatuba e em um bate-papo, contou um pouco da sua história de superação dentro e fora dos tatameses. Atualmente Camila cursa Educação Física e pretende passar seu conhecimento nos tatames para outras mulheres.

No seu último relacionamento ela sofreu uma agressão física e se engana quem acha que a agressão quando acontece é apenas física. Ela acontece com um olhar ou com discursos ofensivos e machistas e não somente com um tapa.

IMG 20191111 WA0089 - A superação de uma Campeã
Primeira medalha de campeã em sua categoria.

“Passei por algumas horas de temor em uma madrugada de sábado para domingo entre agressões tanto físicas quanto verbais.”

Quando tudo passou, seu emocional ainda estava muito abalado, e Camila não conseguia falar sobre o assunto. Com o tempo a agora atleta de Jiujitsu, digeriu o que havia ocorrido dizendo para ela mesma que não tinha culpa de absolutamente nada.

IMG 20191111 WA0097 - A superação de uma Campeã
Segunda medalha de campeã em sua categoria.

“Loucura ou não, quando somos agredidas, seja fisicamente ou verbalmente, nos sentimos culpadas, nos questionamos o tempo todo sobre o que fizemos de errado ou o que deixamos de fazer. Eu repetia todos os dias: Nada justifica uma agressão, ninguém, não importa quem seja, tem o direito de tocar no meu corpo, ninguém tem o direito de levantar a voz e me ofender.”

O Jiu Jitsu entrou na vida de Guarnieri em fevereiro de 2019 e hoje, 9 meses depois ela está prestes a pegar a faixa azul.

IMG 20191111 WA0099 676x1024 - A superação de uma Campeã
Camila faz parte da Equipe Saikoo de Jiujitsu

“Quando me perguntam porque eu comecei o Jiu Jitsu a minha resposta é: Por já ter sofrido agressão física.”

Foi através de um convite para uma aula de defesa pessoal e através do Jiu que a vida da lutadora mudou.

“Quando eu entro no Tatame, quando visto meu Kimono me sinto capaz de realizar tudo o que eu quero, me sinto forte, me sinto grande. Não importa quem sejam os meus parceiros de treino, homens ou mulheres, o respeito é mútuo, a amizade é de verdade e a admiração é de ambos. Não existem julgamentos. Todos que hoje treinam comigo conhecem a minha história, sabem pelo o que eu passei.”

Camila faz parte da Equipe Saikoo de Jiujitsu e já participou de diversas competições.

IMG 20191111 WA0027 - A superação de uma Campeã
Primeira Academia da atleta em Birigui – Equipe Saikoo

“Eu me orgulho em fazer parte desta família. Meu Mestre tem toda minha gratidão por acreditar em mim, por me ensinar, por insistir e não me deixar desistir. Meus amigos de treino são essenciais, me sinto feliz ao lado deles, me sinto completa e me sinto respeitada, são a família que escolho ter ao lado todos os dias.”

IMG 20191111 WA0102 - A superação de uma Campeã
Academia Atutal – arqueiros Saikoo

Desde que iniciou o Jiu Jitsu, Camila Guarnieri participou de dois campeonatos e fui campeã na sua categoria em ambos. O primeiro deles foi OPJJ e o segundo CIJJ.

“Não pretendo parar, só estou começando.
Foi dentro do Jiu Jitsu que encontrei todas as respostas que precisava, compreendi que sou muito mais forte do imagino, pude entender a força de alma, corpo e espirito que tenho. A arte suave que de suave muitas vezes não tem nada e não digo apenas no esforço físico, mas no que diz respeito ao autoconhecimento que é a chave para entender que ninguém pode tocar em você da maneira que for, ninguém tem o direito de violar você, seja emocionalmente, verbalmente ou fisicamente” finalizou a atleta em nosso bate-papo.

IMG 20191111 WA0100 - A superação de uma Campeã
Treinamento de Camila é feito também com homens.

O Jiu Jitsu é a arte que me pegou Camila no colo e mostrou o que ela não estava conseguindo enxergar: VOCE É MUITO MAIS FORTE DO QUE IMAGINA!

Curta e Compartilha

Comentários