BEC de Birigui irá disputar a COPA DO BRASIL: O dia que a CBF e a FPF roubaram o Bandeirante

Qual torcedor não se lembra da belíssima campanha que o bravíssimo “Leão da Noroeste (Bandeirante de 2001), realizou na primeira Copa FPF de Futebol.

band - BEC de Birigui irá disputar a COPA DO BRASIL: O dia que a CBF e a FPF roubaram o Bandeirante
Time do Bandeirante de Birigui foi campeão da Copa Coca-Cola em 2001 ( hoje Copa FPF).
Foto: Reprodução

Quando foi disputada pela primeira vez em 2001, a competição em questão nem mesmo tinha o nome de Copa FPF. Na primeira temporada, o campeonato teve o nome de Copa Coca-Cola, patrocinadora oficial do evento e de todos os clubes que participaram. Posteriormente passou a chamar-se Copa Estado de São Paulo e, desde 2004, a competição recebeu o nome de Copa Federação Paulista de Futebol.

Ao todo, 16 clubes fizeram parte da competição em 2001. No grupo A estavam: Bandeirante, Comercial de Ribeirão Preto, Francana, Marília, Mirassol, Noroeste, Olímpia e Rio Preto. Já no no Grupo B, estavam as equipes de: Inter de Limeira, Juventus, Nacional, Portuguesa Santista, São Bento, Sãocarlense, União Barbarense e XV de Jaú.

A FPF encaminhou R$ 60 mil a cada equipe para custear gastos e os times ainda tinham como patrocinadores oficiais a COCA-COLA e UMBRO.

O Título

O primeiro campeão da Copinha foi o Bandeirante de Birigui, conquista que aconteceu na cidade de Capivari quando o tricolor enfrentou na final o União Agrícola, de Santa Bárbara do Oeste. Na ocasião 21 onibus levaram torcedores do BEC para a final.

Nas semifinais o Bandeirante havia eliminado o Noroeste de Bauru e o União Barbarense elimou o time da Juventus. O Campeonato chegou a ser transmitido pela TV Record.

IMG 20191027 145140 645x1024 - BEC de Birigui irá disputar a COPA DO BRASIL: O dia que a CBF e a FPF roubaram o Bandeirante
Foto: BEC

Após vencer a primeira partida da final por 2×0 em casa, e perder a segunda partida por 1×0 o BEC se consagrou campeão.

A notícia da conquista do Bandeirante e garantia da vaga para a COPA DO BRASIL de 2002, foi exibida em matéria publicada pelo jornal ESTADÃO. https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,bandeirante-conquista-copa-interior,20011222p51736

Frustração

A frustração veio depois. A vaga do Bandeirante na Copa do Brasil de 2002, foi dada ao Bragantino.

O presidente do Bandeirante de Birigüi, na época, Ademir Welington de Oliveira, ficou revoltado com a atitude do presidente da Federação Paulista de Futebol, Eduardo José Farah. Em entrevista ao site TERRA na época o presidente do Bandeirante mostrou sua indignação: ” O que vamos explicar ao torcedor?”, questionou o cartola.

Quando foi divulgada a lista dos clubes paulistas que participariam da Copa do Brasil, o Bandeirante acabou perdendo a vaga para o Bragantino, clube que tinha a influência de Nabi Abi Chedid, vice-presidente da CBF.

Após esse episódio o Bandeirante chegou a fazer uma belíssima campanha na série A2 do Paulista de 2002 e 2004.

IMG 20191027 145056 642x1024 - BEC de Birigui irá disputar a COPA DO BRASIL: O dia que a CBF e a FPF roubaram o Bandeirante
Foto: BEC

Depois conquistaram a Copa FPF: São Bento (2002), Santo André (2003), Santos (2004), Noroeste (2005) e Ferroviária (2006).

Fontes: sites Terra, Estadão, Última Divisão e Bandeirante Esporte Clube.

Curta e Compartilha

Comentários