Birigui representará Brasil em Fórum de Cooperação Governamental do Brics

Birigui é a única cidade do Brasil que irá participar de um Fórum de Cooperação Governamental do Brics, grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

FB IMG 1603125570543 - Birigui representará Brasil em Fórum de Cooperação Governamental do Brics
Foto: divulgação.

Com o tema “Alcançando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas Cidades Modernas”, o Fórum será realizado nos dias 19 e 20 de outubro, de forma virtual.

Além dos países do grupo Brics, também participarão do Fórum online representantes da Espanha e da Argentina, ambos com cases positivos de práticas sustentáveis.

Palestrarão em nome do município o prefeito Cristiano Salmeirão e o presidente da Comissão Executiva Municipal dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, Eliel Robson Lemes Ribeiro, servidor da Secretaria de Saúde de Birigui.

Segundo Eliel, a cidade de Birigui foi convidada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos.

“Sabendo de nossas ações para garantir o desenvolvimento sustentável durante a pandemia da Covid-19, a equipe técnica da CNM apontou para o grupo Brics nossos trabalhos como um case de sucesso para uma cidade do interior paulista durante o enfrentamento do coronavírus”, explicou Eliel Robson.

Os palestrantes de Birigui falarão em diferentes momentos do Fórum. O prefeito irá abortar as ações sustentáveis durante a pandemia da Covid-19 e o presidente da Comissão Executiva Municipal dos ODS terá como foco o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis.

A fala de Eliel foi agendada para esta segunda-feira, dia 19. Já o prefeito Cristiano Salmeirão fala no evento internacional na terça-feira, dia 20 de outubro.

ALGUMAS AÇÕES

As principais ações das secretarias da Prefeitura de Birigui durante essa gestão para enfrentar a pandemia tiveram como foco os ODSs 1 (Erradicação da Pobreza), 2 (Fome Zero), 3 (Saúde e Bem Estar), 4 (Educação de Qualidade), 8 (Emprego Digno e Crescimento Econômico), 10 (Redução de Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e 17 (Parcerias em prol da metas).

Algumas das ações da área Social desenvolvidas pela atual administração foram: direcionamento de recursos necessários para atender moradores em vulnerabilidade social, especialmente durante a pandemia; produção e distribuição gratuita de máscaras de proteção facial; campanha de arrecadação de cestas básicas para distribuição gratuita aos afetados pela Covid-19; fortalecimento do Programa Fome Zero na cidade; aquisição de hortaliças, legumes e verduras direto dos produtores rurais do município para inserir esses produtos nos programas de segurança alimentar de Birigui, a entrega de um kit merenda para alunos, já que as aulas presenciais estão suspensas, entre outras.

Já na Saúde, algumas das ações foram: criação do Comitê de Crise e Enfrentamento a Covid-19, que ainda está atuante na cidade; parceria com a iniciativa privada para equipar com EPIs o pronto-socorro municipal, o hospital da Santa Casa e as unidades básicas; aumento de leitos e respiradores mecânicos para atender os moradores vítimas da Covid-19; trabalho em conjunto com parceiros para elaboração de decretos sobre medidas sanitárias durante a pandemia; entre outras.

O setor econômico e comercial da cidade também teve suporte, com a criação do PRAEBI (Plano de Retomada das Atividades Econômicas de Birigui), feito em parceria com órgãos de classe, sindicatos e entidades do município: plano esse que contou com rigoroso critério sanitário para o retorno das atividades econômicas na cidade, entre outros.

“Vale destacar que durante a pandemia da Covid-19 a Prefeitura de Birigui conseguiu reunir um grupo de 16 empresas que são signatárias do Pacto Global, com o objetivo de implantar e praticar os 17 ODS, seguindo a Agenda 2030 da ONU”, disse Eliel Robson.

O site oficial da administração [biriguil.sp.gov.br] passou a contar com um sub link denominado Boletim COVID-19, que traz todas as informações de investimentos, aquisições e demais ações para o enfrentamento da doença. A meta é mostrar total transparência aos moradores.

Com indinformações: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Birigui.

Curta e Compartilha

Comentários