Com leitos lotados na UTI, em três dias Birigui registra 12 novos casos do COVID-19

A Diretoria de Controle de Epidemias e Endemias de Birigui divulgou neste domingo (14), o boletim atualizado da atual situação dos casos de COVID-19 do município.

IMG 20200614 WA0016 690x1024 - Com leitos lotados na UTI, em três dias Birigui registra 12 novos casos do COVID-19

Em apenas três dias Birigui registrou 12 novos casos do novo coronavirus, saltando de 81 (último dia 11) para 93 neste domingo. Os dados compreendem todos os casos notificados de pacientes residentes no município de Birigui, que são inseridos em um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Esta plataforma é alimentada por todos os serviços de saúde do Brasil, desta forma um munícipe de Birigui que por ventura seja atendido em outra cidade também será contabilizado. Portanto, os casos da Santa Casa e Unimed já estão incluídos.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, no momento são notificados os casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

*Síndrome Gripal (SG): Indivíduo com sintomas gripais leves, com indicação de tratamento domiciliar em isolamento;

*Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): indivíduo com síndrome gripal que evolui com gravidade e necessita de tratamento em ambiente hospitalar;

NOTIFICADOS: 571

SÍNDROME GRIPAL: 518

SRAG: 53

A partir da notificação de um caso suspeito se inicia uma investigação e acompanhamento destes pacientes com o objetivo de elucidar cada caso, que pode ser confirmado ou descartado, finalizando com as seguintes definições:

Casos Positivos compreendem todos os casos confirmados por laboratório e pelo critério Clínico Epidemiológico.

Os Casos Negativos compreendem todos os casos descartados por laboratório e pelo critério Clínico Epidemiológico.

Os curados compreendem todos os casos confirmados para COVID-19 que se recuperaram.

Os casos aguardando exame compreendem os casos suspeitos que aguardam exames do instituto Adolf Lutz.

Os casos em investigação compreendem os casos que aguardam exame e os casos de síndrome gripal que não tem critério para coleta de exames.

Os óbitos se referem aos casos suspeitos ou confirmados de residentes do município de Birigui.

NOTIFICADOS: 571

NEGATIVOS: 219

POSITIVOS: 93

CURADOS: 63

AGUARDANDO EXAMES: 23

EM INVESTIGAÇÃO: 259

ÓBITOS NOTIFICADOS: 12

ÓBITOS CONFIRMADOS: 02

ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: 01

ÓBITOS DESCARTADOS: 09

As informações deste boletim se referem aos casos notificados até às 12h deste domingo, dia 14 de junho de 2020.

Uma atualização da metodologia de exportação do sistema de informação gerou uma alteração no número total de casos.

Com relação aos profissionais de saúde, seguem as informações:

NOTIFICADOS: 148

POSITIVO: 54

NEGATIVO: 81

AGUARDANDO EXAMES: 13

Leitos lotados

Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de isolamento destinados a pacientes adultos suspeitos ou confirmados para a covid-19 estão todos ocupados na Santa Casa de Birigui (SP). Entre quinta e sexta-feira (12), quatro pacientes foram encaminhados para Penápolis e outros dois casos aguardavam vagas para transferência. As informações foram divulgadas pelo site HojemaisAraçatuba

A informação é da diretoria do hospital, em resposta a questionamentos da reportagem, após denúncias de suposto “caos” na unidade hospitalar por conta do novo coronavírus, falta de leitos para atendimento e transferência de pacientes.

O hospital confirma parte das informações, mas nega qualquer problema nos atendimentos, que seguem acordo firmado com o DRS (Departamento Regional e Saúde), órgão da Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a unidade de saúde, há 18 leitos para covid-19 na Santa Casa, sendo quatro leitos de UTI, oito clínicos (isolamento) e seis de pediatria clínico. Na tarde desta sexta-feira, os quatro leitos de UTI-Covid e os oito clínicos estavam ocupados, por isso foi necessária a transferência de adultos que chegaram ao hospital.

Há ainda quatro leitos de UTI-Geral destinados a outras enfermidades. Hoje, três desses leitos estavam ocupados.

Referência

A Santa Casa rebate a informação de que hospitais de Araçatuba e São José do Rio Preto estariam rejeitando os pacientes de Birigui.

Conforme o hospital, Penápolis é referência para Birigui no atendimento de covid-19. Assim, quando não há mais vagas no município, seja para UTI ou isolamento, os pacientes devem ser encaminhados para Penápolis e vice-versa.

Como em Penápolis foi montado um hospital de campanha, com dez leitos de UTI equipados com respiradores e 20 leitos de enfermaria, eles possuem, atualmente, mais vagas do que Birigui.

Saúde

Em áudio divulgado por WhatsApp, a secretária de Saúde de Birigui, Marian Nakad, chama de “fake news” as informações que circularam pelas redes sociais nesta sexta. Afirma que os atendimentos estão normais e que não há “caos”.

Na mensagem, no entanto, confirma que foi feita a transferência de quatro pacientes de Birigui para Penápolis, que possui hospital de campanha referenciado.

Pede ainda que as pessoas continuem tomando cuidados, com a utilização de máscaras e evitando aglomerações.

Curta e Compartilha

Comentários