COVID-19: 1794 brasileiros são repatriados e deixam Portugal

FB IMG 1588368526240 - COVID-19: 1794 brasileiros são repatriados e deixam Portugal
Grupo de brasileiros embarcam para regressar ao país.
Foto: arquivo pessoal.

O Consulado-Geral em Lisboa, em coordenação com a Embaixada do Brasil e com os Consulados-Gerais sediados no Porto e Faro contratou, até o momento, seis voos de repatriamento em benefício de nacionais brasileiros. O último partiu de Lisboa na data de ontem (30.04)

O critério adotado, à luz das circunstâncias que tornaram a medida necessária, foi o de contemplar nesses voos sobretudo aqueles viajantes que se viram retidos em território português devido ao cancelamento de voos comerciais, no contexto da epidemia da COVID-19.

O embarque de passageiros de perfil diverso — notadamente aqueles residentes em território português, que não tinham chegado a adquirir bilhetes para regressar ao Brasil — somente se fez em atenção a circunstancias humanitárias excepcionais, sem jamais descaracterizar o propósito dos voos, que era justamente o de repatriar viajantes retidos em Portugal por cancelamentos de voos comerciais. Mas não apenas os turistas estão pedindo ajuda ao Consulado em Lisboa. Centenas de brasileiros residentes em Portugal, que perderam emprego e que estão passando por dificuldades, também se inscreveram no programa.

Na última semana, dezenas de pessoas acampavam em frente ao aeroporto á espera da repatriação por parte do governo brasileiro.

O consulado afirma que há cerca de 700 pedidos de ajuda em análise.

Curta e Compartilha

Comentários