COVID-19: Após repercussão nas redes sociais, prefeito de Birigui diz que alimentação será oferecida a todos pacientes do Pronto Socorro

O Prefeito de Birigui Cristiano Salmeirão se manifestou nas redes sociais, após tomar conhecimento da denúncia onde uma munícipe relata que a alimentação diária não estava sendo servida a pacientes internados com covid-19 no pronto-socorro de Birigui.

Segundo Cristiano, ele foi surpreendido com o texto, pois no contrato firmado entre Prefeitura e a Santa Casa, que administra o Pronto Socorro, todos os pacientes que se encontram isolados devem receber café da manhã, almoço e jantar como se estivessem internados na Santa Casa.

IMG 20200712 091534 702x1024 - COVID-19: Após repercussão nas redes sociais, prefeito de Birigui diz que alimentação será oferecida a todos pacientes do Pronto Socorro
Familiares de pacientes relatam a situação vivida com pacientes internados com coronavírus no Ps de Birigui.
Foto: arquivo pessoal.

Segundo a denunciante, familiares estariam levando refeições três vezes ao dia para os doentes, o que aumenta o risco de retransmissão do novo corona vírus, levando em consideração que ha manuseio de materiais infectados e levados para fora das instalações médicas sem nenhum protocolo de higienização.

FB IMG 1594546345366 - COVID-19: Após repercussão nas redes sociais, prefeito de Birigui diz que alimentação será oferecida a todos pacientes do Pronto Socorro
Cartaz informa horário de entrega de alimentos por familiares.
Foto: arquivo pessoal.

Segundo Salmeirão e informações obtidas junto a direção do Pronto Socorro, as refeições são oferecidas a todos que estão isolados ou aguardando exames em relação ao Covid após 6 horas. Mas existem aqueles que estão isolados que não querem receber alimentos oferecidos pela Santa Casa e solicitam aos familiares que tragam de Casa, por isso eles estão indo em três horários.

No novo balanço divulgado neste sábado (11), o município se aproxima de 500 casos positivos para o novo coronavírus. Até o momento, são 496 pessoas com diagnóstico confirmado para a covid-19, sendo 258 pacientes já recuperados da doença. Os óbitos chegaram a 18.

IMG 20200711 WA0009 - COVID-19: Após repercussão nas redes sociais, prefeito de Birigui diz que alimentação será oferecida a todos pacientes do Pronto Socorro
Foto: divulgação.

No entanto, há 988 pessoas em investigação epidemiológica por terem sintomas de gripe. Desses, apenas 114 tiveram material coletado para exame encaminhado ao instituto Adolfo Lutz. O restante tem apenas indicação de tratamento domiciliar.

Na área da saúde, são 137 profissionais contaminados pelo novo vírus e 64 aguardando resultado de exame.

Ainda segundo Salmeirão e com informações da Direção do Pronto Socorro, apartir de segunda-feira será servida as refeições da Santa Casa a todos que estão no Pronto Socorro de forma isolada ou por mais de 6 horas aguardando os exames.

“Como sempre foi oferecido desde o início, pois da forma como se encontra no texto da sensação que as pessoas estão passando fome pelo descaso do poder público, o que não é verdade. Isto é muito sério e agradeço a munícipe que me marcou para justificar o que realmente esta ocorrendo”, finalizou o prefeito.

Curta e Compartilha

Comentários