Criador do famoso refrigerante “Jesus” era ateu com “fama” de comunista e foi “excomungado”pela Igreja Católica

O folclórico refrigerante “Jesus”, sucesso no Maranhão, hoje pertencente a Multinacional Coca-Cola, foi criado em 1927 num laboratório de fundo de quintal em São Luís, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes. A logomarca foi inspirada na assinatura do seu inventor.

A história difundida pela família ao longo dos anos diz que o objetivo inicial do farmacêutico era produzir uma espécie de magnésia fluída, um remédio que estava na moda na época. O negócio acabou não dando certo, mas evoluiu para um xarope que agradou muito aos netos. Nascia o Guaraná Jesus.

734c7bb2 1e5c 4d69 b9a2 d9c9606ec435 00535599 0  - Criador do famoso refrigerante "Jesus" era ateu com "fama" de comunista e foi "excomungado"pela Igreja Católica
Jesus Norberto Gomes nasceu em 1891 e morreu em 1963
Foto: Google

A bebida cor-de-rosa, muito mas muito doce e com traços de cravo e canela teria 17 ingredientes básicos, mas a fórmula exata também é tratada com áura de mistério. Por décadas, o slogan estampado nos rótulos foi “Guaraná Jesus, o sonho cor-de-rosa”.

O criador do refrigerante, quem diria, era ateu, tinha fama de comunista e foi excomungado pela Igreja Católica depois de uma briga com um padre. A família conta que, depois de ser exorcizado, Jesus mandou trazer da Alemanha uma série de caras de Fausto (personagem de Goethe que vende a alma ao demônio) e as colocou nas entradas da farmácia, somente para alimentar a lenda. Jesus Norberto Gomes morreu em 1963, sem retornar à Igreja.

O negócio saiu das mãos da família de Jesus em 1980, quando a marca foi vendida à antiga Companhia Maranhense de Refrigerante, na época franqueada da Coca-Cola no estado. Em 2001, o Guaraná Jesus virou notícia nacional ao ser adquirido pela Coca-Cola Brasil, passando a fazer parte do portfólio de marcas da multinacional.

Em 2008, o refrigerante realizou a primeira grande renovação da sua identidade visual, cujo desenho foi escolhido por votação popular. A embalagem atual é inspirada nos azulejos coloniais portugueses de São Luís e ganhou medalha de ouro de melhor estratégia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design (IDEA).

No Maranhão, é comercializada desde 2011 também uma versão Zero Caloria do Guaraná Jesus, e o refrigerante é vendido também em garrafas de vidro e em garrafas PET de até 3 litros.

Fonte:G1

Curta e Compartilha

Comentários