Depressão Filomena fará termômetros marcarem máxima de -2 °C em Portugal

As temperaturas muito baixas e o frio intenso que se tem traduzido sob a forma de geadas, gelo, sincelo e formações de gelo que esculpem a paisagem têm sido os principais protagonistas do tempo em Portugal por estes dias e tudo indica que este panorama vai continuar durante mais algum tempo. Para o fim de semana, a novidade será a chegada da neve, que aliás, já nas próximas horas começará a ser visível em alguns pontos do Alentejo.

fim de semana de neve e temperaturas baixas ate quando durara o frio 305021 1 1024 - Depressão Filomena fará termômetros marcarem máxima de -2 °C em Portugal
Neve chega a zona do Alentejo. Foto: reprodução.

Para além da neve, estima-se chuva fraca para o Alentejo, Beira Interior e posteriormente em Trás-os-Montes durante o fim de semana, já depois de ter passado pelo Algarve, numa orientação sul-norte, vestígios da impressionante depressão Filomena que está a atingir em cheio a Espanha.

Máxima de -2 °C

Como se não bastasse o frio dos últimos dias, os mapas de previsão do ECMWF indicam a permanência e nova descida das temperaturas mínimas negativas em grande parte da geografia continental lusa para os próximos dias. Um dos dados mais impressionantes é a temperatura máxima de -2 ºC prevista para a cidade da Guarda.

O panorama meteorológico para a metade ocidental do país será de céu pouco nublado ou nublado, a alternar com períodos soalheiros. No resto do país vão cair alguns flocos de neve e chuva fraca, com períodos de alguma nebulosidade.

É, no entanto, para segunda e terça-feira que os termómetros vão mostrar valores de temperatura impressionantes, em particular, no dia 12. 

As mínimas previstas para toda a faixa do litoral (exceto Algarve) oscilarão entre 2 ºC e -2 ºC. Para o Porto prevê-se mínima de 0 ºC e em Lisboa de 1 ºC. Já o interior do país registará em todas as regiões temperaturas mínimas abaixo de 0 ºC! Além disso, o mais impressionante no seio deste gélido panorama é que as temperaturas máximas não vão superar os 10 ºC em todo o país. Uma vez mais a exceção será o distrito de Faro, onde se prevê máxima de 12 ºC. Desta forma, recomendamos que procure abrigar-se e agasalhar-se o melhor possível ao longo dos próximos dias.

Curta e Compartilha

Comentários