Executivo, Acib e Sinbi, apresentam Plano de Retomada das Atividades Econômicas de Birigui (PREABI)

1588098068549 preabi 1024x768 - Executivo, Acib e Sinbi, apresentam Plano de Retomada das Atividades Econômicas de Birigui (PREABI)
Plano deve trazer diretrizes sobre a retomada sócio-economica no município.
Foto: divulgação.

A Prefeitura de Birigui, a Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), o Sincomércio e o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) apresentaram na manhã desta segunda-feira (27), o Plano de Retomada das Atividades Econômicas de Birigui, denominado de PREABI.

Em reunião na sede da Acib, o prefeito Cristiano Salmeirão e o secretário municipal de Governo, Carlos Farias, apresentaram a proposta ao presidente da Acib e do Sincomércio, Maurício Pazin, e ao presidente do Sinbi, Renato Ramires.

“Já estamos trabalhando em equipe deste o início da quarentena relacionada ao coronavírus. Estamos falando a mesma língua na questão das atividades que podem funcionar durante a pandemia da Covid-19”, explicou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Segundo o secretário de Governo de Birigui, o município sofreu um impacto gradativo em suas atividades produtivas, vindo a apresentar um cenário acelerado de desemprego e retração fulminante nos setores de serviços, comércio e indústria.

“O governo municipal apresentou a proposta de implantação imediata do Programa de Retomada das Atividades Econômicas de Birigui (PRAEBI), a ser constituído e desenvolvido pela participação de todas as entidades e instituições representativas e relacionadas com os setores produtivos do município, assim como todos os trabalhadores, cidadãos dotados de empreendedorismo e produtividade”, falou Carlos Farias.

O PREABI visa promover o restabelecimento do convívio social, da preservação da vida e das atividades produtivas nos setores de serviços, comércio e indústria do município.

“O Plano tem como objetivo buscar o equilíbrio entre as ações proposta para que o município retome suas atividades gradualmente, garantindo aos empregados e empregadores segurança jurídica, econômica e sanitária”, detalhou o chefe do Executivo.

“Vamos constituir uma agenda pública local de ações práticas que possibilitem o retorno do movimento de negócios e oportunidades, de retomada da produção e dinâmica de geração de empregos e rendas”, salientou Farias.

Entre as ações do PREABI, estão previstas tratativas sobre autorização parcial de atividades, regras de funcionamento, elaboração de uma cartilha sobre como atender durante a quarentena, criação de uma rede de cooperação de impulsão da economia local, realização de marketing estratégico de valorização do comércio local, estimulação de consumo no comércio de Birigui, entre outras.

Também estão previsto no Plano a estruturação de suporte de informações de linhas de créditos especiais e financiamentos para os setores empresariais (BNDES, Desenvolve SP, bancos públicos e privados entre outros), orientação para empresários diante dos impactos econômicos, microcrédito para pequenas empresas, micro empreendedor individual e empreendedores informais, balcão de empregos e oportunidades de rendas para desempregados e a realização de um programa de capacitação de mão de obra emergencial.

Outras informações sobre o PREABI podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Governo, que atende no Paço Municipal (Praça James Mellor, sem número, Centro).

Curta e Compartilha

Comentários