Formação de nuvem gigante assusta moradores no Brejo Alegre

IMG 20210121 004451 - Formação de nuvem gigante assusta moradores no Brejo Alegre
Formação chamou atenção dos moradores na pequena Brejo Alegre. Foto: arquivo pessoal.

A formação de nuvens de tempestade assustou os moradores da pequena da cidade do Brejo Alegre-SP nesta terça-feira (19).

As imagens captadas por moradores mostram a formação de uma grande nuvem de tempestade considerada rara pelos meteorologistas.

Moradores registraram o fenômeno em vídeo

O excesso de calor armazenado na atmosfera e a umidade do ar elevada são as razões básicas para a formação das grandes nuvens cumulonimbus que provocam os raios, os trovões e também intensas rajadas de vento, granizo, mas principalmente muita chuva.

Dependendo da disponibilidade de água na nuvem, apenas uma nuvem cumulonimbus pode descarregar mais de 40 mm de chuva de uma só vez, em poucos minutos. A grande quantidade de chuva em pouco tempo causa repentinos alagamentos.

O nome cumulunimbus é a combinação das palavras em latim cumulus, que quer dizer amontoado, e de nimbus, que quer dizer chuva.

IMG 20210120 WA0006 1024x498 - Formação de nuvem gigante assusta moradores no Brejo Alegre
Cumulonimbus que provocam os raios, os trovões e também intensas rajadas de vento, granizo, mas principalmente muita chuva.

Algumas rajadas de vento provocadas pelas nuvens cumulonimbus são tão intensas, que podem danificar telhados e outras coberturas, arrancar árvores do chão, lançar para longe objetos grandes e pesados. A velocidade das rajadas de vento pode ser da ordem de 100 km/h.

Curta e Compartilha

Comentários