Saúde de Birigui realizará Campanha Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família [NASF-AB], da Estratégia de Saúde da Família [ESF], do Centro de Especialidades e das dez Unidades Básicas de Saúde vai realizar ações no decorrer do mês de novembro de 2019 em alusão a campanha Novembro Azul.

FB IMG 1572506154302 - Saúde de Birigui realizará Campanha Novembro Azul
Foto: Divulgação

Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Câncer de próstata, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão), entre outros pontos devem ser sempre observados pela população masculina.

Todos os anos, em novembro, prefeituras, setores da saúde e profissionais do setor preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de levar informações sobre a prevenção e promoção aos cuidados integrais com o cuidado da saúde masculina.

Segundo o diretor do Departamento Médico e de Enfermagem, Luiz Henrique Cardoso Martins, as atividades deste ano contarão com palestras educativas para a população sobre os cuidados com a saúde do homem, incluindo orientações sobre prevenção do câncer de próstata, diabetes e Hipertensão Arterial.

“Teremos, também, atividades que irão complementar a campanha. Acrescentamos outros temas, como dengue e tuberculose. As atividades serão espalhadas pelas dez UBSs de Birigui e no Centro de Especialidades (prédio do antigo pronto-socorro)”, disse o diretor.

Nos dias 8 e 22 de novembro ocorrerão palestras educativas com o urologista Dr. André Luis Mendonça Feliciano.

No dia 8 a palestra será ás 9h. No dia 22 a palestra será às 7h. As palestras são abertas aos interessados.

Além das ações nos setores, os usuários são orientados sobre a existência do Programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, da Secretaria Estadual de Saúde.

Neste programa é realizado o agendamento de um check up gratuito pelo 0800-779-0000 para homens maiores de 50 anos, sem a necessidade de encaminhamento médico.

No AME, o paciente passa por um consulta inicial para avaliação do peso, altura e risco cardíaco, e por exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.

Na consulta seguinte, é atendido pelo cardiologista e o urologista para avaliação dos exames. Se houver necessidade, o paciente é encaminhado para acompanhamento e tratamento.

A finalidade da iniciativa é estimular os homens a fazerem os exames regulares de saúde.

Cabe salientar que todas as ações são livres para todas as idades, e os horários das ações são de acordo com as atividades em grupo de cada UBS.

“Para mais informações é importante que os interessados se direcionem para a UBS de referência para mais informações”, lembrou o diretor Luiz Henrique.

Outras informações podem ser obtidas pelo fone: 3643-6233.

Com informações: Secretaria de Saúde

Curta e Compartilha

Comentários