Vigilância Epidemiológica de Birigui registra caso suspeito de sarampo

AAEePrc - Vigilância Epidemiológica de Birigui registra caso suspeito de sarampo
Foto: Ilustrativa

A Vigilância Epidemiológica de Birigui atendeu no último dia 16 de agosto um caso suspeito de sarampo importado. Este ano, assim como em 2017 e em 2018, Birigui ainda não registrou casos de sarampo na cidade.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele.

O caso suspeito foi registrado em um homem de 38 anos, do bairro Paineiras, que viajou para a Argentina e retornou no dia 10 de agosto.

A Secretaria de Saúde de Birigui já notificou o caso e informou ao GVE (Grupo de Vigilância do Estado), órgão da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

A Vigilância Epidemiológica de Birigui já realizou o bloqueio nas pessoas que tiveram contato com o caso suspeito. O bloqueio consiste em aplicar a vacina contra o sarampo nessas pessoas. Cerca de  60 pessoas foram vacinadas.

A confirmação de positivo ou negativo para o sarampo depende de exame laboratorial. O exame é feito pelo Instituto Adolfo Lutz. Até o momento, o resultado do exame do caso suspeito de Birigui não foi divulgado pelo Instituto.

Este ano, 3.423 vacinas tríplice viral (para sarampo, caxumba e rubéola) foram aplicadas em Birigui. As vacinas são oferecidas gratuitamente nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Moradores de Birigui que queiram mais informações sobre a vacina devem procurar a UBS mais próxima de sua residência.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (20) que o Brasil tem 1.845 casos de sarampo confirmados até 18 de agosto. Nos últimos 90 dias, período em que houve o aumento expressivo no contágio, foram 1.680 casos. A pasta divulgou uma nova recomendação: todos os bebês entre seis meses e menos de ano devem tomar uma “dose extra” da vacina (leia mais abaixo).

Screenshot 2019 08 21 16 52 21 635x1024 - Vigilância Epidemiológica de Birigui registra caso suspeito de sarampo

No balanço anterior, havia 1.388 casos confirmados, o que aponta um crescimento de 32% no total de casos confirmados desde o dia 14. Ao todo, já há registros em 88 cidades de 11 estados. O Ministério da Saúde afirma que a doença já afeta São Paulo, Rio, Pernambuco, Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí.

Curta e Compartilha

Comentários