Birigui

Birigui retorna ao grupo de elite e termina em 3º no JOMI 2026

O município de Birigui retornou ao grupo de elite dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) e terminou em terceiro lugar na fase regional de 2026, com performance marcante entre os 52 municípios que participaram da competição. O troféu foi entregue nesta quarta-feira (22/04), em cerimônia realizada no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Plácido Rocha”, em Araçatuba.

As competições ocorrem entre os dias 17 a 22 de abril, em diferentes praças esportivas de Araçatuba. A Melhor Idade de Birigui competiu em 13 das 15 modalidades disputadas, conquistando 121 pontos no placar geral.

Entre os principais resultados, destacam-se:

Atletismo: 5º lugar masculino (com 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes) e 2º lugar feminino (com 4 ouros);

Bocha: 2º lugar;

Buraco masculino: 3º lugar;

Dança de salão: 1º lugar na categoria B e 2º lugar na categoria A;

Damas feminino: 1º lugar;

Xadrez: 5º lugar masculino e 4º lugar feminino;

Natação: 5º lugar masculino (com 3 pratas) e 2º lugar feminino (com 2 ouros e 2 pratas);

Tênis: 3º lugar em dupla masculina categoria A;

Tênis de mesa: destaque com 1º lugar feminino categoria A, 4º lugar feminino categoria B, 1º lugar masculino categorias A e B e 2º lugar masculino categoria C;

Truco feminino: 3º lugar;

Vôlei adaptado feminino: 8º lugar na categoria B.

Participaram da cerimônia de premiação a prefeita Samanta Borini, o secretário municipal de Esportes, Marcos Gajardoni, a diretora do Fundo Social de Solidariedade, Elisete Boer, a chefe da delegação biriguiense, Elaine de Cássia Alves, e alguns atletas.

Com a conquista, o município de Birigui garantiu vaga na Final Estadual, que será realizada entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, na cidade de Valinhos.

DESTAQUE

Em Araçatuba, o município participou com aproximadamente 90 atletas, entre eles esteve a atleta Rita Fabelicio Voltere, de 93 anos, participante com maior idade da competição. Além de Brilhar nas piscinas, na pista e no arremesso de peso, a atleta também comemorou a participação de forma ininterrupta nas 28 edições do JOMI.

“Se não for para ganhar medalha, nem participo”, brincou a atleta durante a premiação desta quarta-feira.

Os Jogos Regionais da Melhor Idade são voltados a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e têm como objetivo incentivar a prática esportiva, promovendo saúde, bem-estar, socialização e qualidade de vida.

Em Birigui, o trabalho voltado à Melhor Idade é desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade, com a coordenação do presidente Fernandes José Rodrigues.

Bruno Berger

Recent Posts

Lançado Portal da Transparência do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Distrito Federal

Plataforma reúne os resultados das políticas públicas, ações de mobilização e cursos de formação realizados…

6 horas ago

Lei Rouanet bate recorde de captação no primeiro trimestre de 2026

Resultado é o maior da história para o período e reforça a retomada do investimento…

7 horas ago

Mais de metade dos brasileiros domina habilidades digitais

Estudo da CNI indica que tarefas complexas, como criação de sites e uso de I.A.,…

3 dias ago

Lançado Portal da Transparência do Programa Nacional dos Comitês de Cultura em Santa Catarina

Plataforma reúne os resultados das políticas públicas, ações de mobilização e cursos de formação realizados…

5 dias ago

Lançado Portal da Transparência do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Rio Grande do Sul

Plataforma reúne os resultados das políticas públicas, ações de mobilização e cursos de formação realizados…

5 dias ago

Lançado Portal da Transparência do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Paraná

Plataforma reúne os resultados das políticas públicas, ações de mobilização e cursos de formação realizados…

5 dias ago