País

Mesmo sendo proibido, Brasil tinha mais de 30 mil crianças e adolescentes até 14 anos em união conjugal em 2022

Repórter: Milena Abreu/Agência Rádio2

O Código Civil Brasileiro estabelece 16 anos como idade mínima para o matrimônio.

Como no nosso país a maioridade civil é prevista apenas para a pessoa que tem mais de 18 anos, jovens de 16 e 17, precisam de autorização de pais ou dos responsáveis para se casar.

Mais novo do que 16, não há hipótese de exceção prevista em lei para o casamento de pessoas no Brasil.

No entanto, apesar de legalmente não ser uma prática permitida, o Brasil tem milhares de crianças vivendo em união conjugal.

De acordo com dados do último Censo, do IBGE, o Brasil tinha, em 2022, 34 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos vivendo como pessoas casadas.

A maioria, 29 mil e 600 crianças, o que equivale a um percentual próximo a 87%, estava em uma união consensual – ou seja, segundo o Censo, vivendo em companhia de cônjuge, mas sem casamento civil ou religioso.

7 em cada 100, no entanto, estavam casadas no civil e no cartório; 4,9% casados apenas no civil e 1,5%, somente no religioso.

Recorte por gênero mostra que 77% das crianças e adolescentes em união conjugal em 2022 eram do sexo feminino, num total de 26 mil e 300 meninas; os demais, 7.804, eram meninos.

Bruno Berger

Recent Posts

Polícia Militar apreende equipamentos de som após denúncia de perturbação do sossego em lanchonete de Penápolis

Uma lanchonete teve equipamentos de som apreendidos pela Polícia Militar na noite de sábado (9),…

4 semanas ago

Mulher é presa após tentar assaltar mototaxista e roubar comércio em Penápolis

Uma mulher foi presa na manhã deste sábado (9) após uma tentativa de roubo a…

4 semanas ago

Motorista foge após derrubar poste com câmeras de segurança em Birigui

Uma colisão registrada na madrugada deste domingo (10), por volta das 3h26, no cruzamento da…

4 semanas ago

Motociclista fica gravemente ferido após colisão com ciclista em Birigui

Um motociclista de 32 anos ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente de…

4 semanas ago

Procurado pela Justiça é preso pela Polícia Militar dentro do Pronto-socorro em Birigui

Um homem de 28 anos com mandado de prisão preventiva em aberto foi preso na…

4 semanas ago

Mãe denuncia agressão a filha de 3 anos em creche de Birigui

A pedagoga Monaliza Teixeira Chora, de 39 anos, mãe de uma aluna do Centro de…

4 semanas ago

This website uses cookies.