Levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, revela que a abertura de pequenos negócios no país começou o ano em alta.
Considerando a base do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Receita Federal, o levantamento mostra que, entre janeiro e março, o país ganhou 1 milhão, 407 mil e 10 micro e pequenas empresas.
Significa que, na média, foram abertos cerca de 15 mil e 600 novos negócios de micro e pequeno porte por dia.
Com destaque para os microempreendedores individuais, os MEIS, que correspondem a 78% do total – ou praticamente 8 em cada 10.
Comparando com o mesmo período de 2024, o volume de novos MEIs cresceu 35%; já as micro e pequenas empresas tiveram um aumento de 28%.
Recorte por região mostra que Sudeste, Sul e Nordeste lideram a abertura acumulada de pequenos negócios, com São Paulo concentrando quase 30% dos mais de um milhão e 400 mil pequenos negócios surgidos no primeiro trimestre; depois aparecem Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No entanto, proporcionalmente, Ceará, Piauí e Amazonas tiveram o maior avanço no cadastro de empreendimentos de pequeno porte, com altas superiores a 50%, na comparação com os primeiros 3 meses do ano passado.
Considerando os setores, o maior volume de pequenos negócios abertos foi no setor de Serviços, seguido por Comércio e Indústria da Transformação.
Com informações: Agência Rádio2