Categories: Saúde

Casos de meningite ultrapassam 3 mil em São Paulo em 2025

O monitoramento epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) aponta que, entre janeiro e outubro de 2025, foram registrados 3.333 casos de meningite no estado, dos quais 407 resultaram em óbito.

Na Baixada Santista, o Departamento Regional de Saúde confirmou 57 casos e 11 mortes no mesmo período. A secretaria, no entanto, não detalhou a distribuição dos casos por tipo de meningite nem informou se há relação entre os registros.

A SES-SP reforçou que a vacinação continua sendo a principal forma de prevenção. As vacinas meningocócicas C e ACWY estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado. Já a vacina meningocócica B é oferecida apenas na rede privada. A secretaria também não informou se há campanhas específicas de vacinação ou conscientização em andamento.

De janeiro a julho, a cobertura vacinal da meningocócica C em crianças menores de um ano foi de 82,6%, abaixo da meta de 95% e inferior ao índice de 2024. A vacina ACWY teve cobertura de 48,1% neste ano, ante 52,1% no ano passado. Na Baixada Santista, a cobertura contra a meningite C chegou a 78,48%.

Entenda a doença

A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias ou outros agentes infecciosos.

A forma viral costuma ser mais leve e tem boa recuperação, enquanto a bacteriana é mais grave e requer tratamento imediato para evitar complicações e mortes.

A transmissão ocorre principalmente pelas vias respiratórias, por meio de gotículas eliminadas ao tossir, espirrar ou falar. Mesmo com o tratamento adequado, a meningite pode deixar sequelas, especialmente nos casos bacterianos, como:

  • perda auditiva;
  • dificuldades neurológicas;
  • déficits cognitivos;
  • problemas motores.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença e reduzir os casos graves.

Sintomas

A Secretaria orienta que pessoas com os seguintes sintomas procurem atendimento médico imediato:

  • febre alta;
  • dor de cabeça intensa;
  • vômitos;
  • rigidez na nuca;
  • manchas na pele.

As informações são da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Bruno Berger

Recent Posts

Polícia Militar apreende equipamentos de som após denúncia de perturbação do sossego em lanchonete de Penápolis

Uma lanchonete teve equipamentos de som apreendidos pela Polícia Militar na noite de sábado (9),…

4 semanas ago

Mulher é presa após tentar assaltar mototaxista e roubar comércio em Penápolis

Uma mulher foi presa na manhã deste sábado (9) após uma tentativa de roubo a…

4 semanas ago

Motorista foge após derrubar poste com câmeras de segurança em Birigui

Uma colisão registrada na madrugada deste domingo (10), por volta das 3h26, no cruzamento da…

4 semanas ago

Motociclista fica gravemente ferido após colisão com ciclista em Birigui

Um motociclista de 32 anos ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente de…

4 semanas ago

Procurado pela Justiça é preso pela Polícia Militar dentro do Pronto-socorro em Birigui

Um homem de 28 anos com mandado de prisão preventiva em aberto foi preso na…

1 mês ago

Mãe denuncia agressão a filha de 3 anos em creche de Birigui

A pedagoga Monaliza Teixeira Chora, de 39 anos, mãe de uma aluna do Centro de…

1 mês ago

This website uses cookies.