Categories: Saúde

CEARÁ: estado registra mais de 4,6 mil casos prováveis de dengue em 2025

O Ceará já registrou 4.699 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde (dados até 31/05/2025). No período, não foi registrado óbito em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue.

É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. 

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave.

O Ministério da Saúde destaca ainda que o uso de remédios deve ser feito após a orientação de um profissional de saúde. Tomar medicação por conta própria pode mascarar os sintomas e atrasar o tratamento adequado.

O microempresário Claudemir Vieira dos Santos, de 48 anos, é morador de Aracati (CE) e teve sintomas como dor e incapacidade de trabalhar por conta da dengue. Após o sofrimento causado pela doença, Claudemir passou a adotar medidas de prevenção aos focos do mosquito transmissor em casa e no trabalho.

“A gente sempre faz. Se tiver vasilha com água, essas coisas, a gente sempre dá uma esvaziada, não deixa água nas vasilhas. Lá, na oficina onde trabalho, também. Não deixo nada no quintal com água. Foi bem cruel assim [quando eu tive dengue], sofri um bocado, passei uns dias mal, mal mesmo.”

Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Bruno Berger

Recent Posts

TJ-SP nega recurso e indenização à prefeita de Birigui por “vídeo crítico” feito durante campanha eleitoral

A Justiça de São Paulo rejeitou nesta quinta-feira (30), o pedido de indenização por danos…

13 horas ago

Adolescente sem habilitação tenta fugir de fiscalização e é detido pela PM em Lourdes

Um adolescente de 16 anos foi abordado pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (30),…

14 horas ago

UBS 09 do Jardim Santana terá horário de atendimento ampliado a partir da próxima semana em Birigui

A Prefeitura de Birigui irá ampliar o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde…

15 horas ago

Reforma do Birigui Prev aprovada pela Câmara cria cargos comissionados com salários de até R$ 8,7 mil

A Câmara Municipal de Birigui aprovou em sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 26/2026,…

17 horas ago

Carro avança cruzamento e atinge motociclista em Birigui

Um acidente entre um carro e uma motocicleta deixou o motociclista com ferimentos leves na…

19 horas ago

Homem é preso após ameaçar pais idosos com foice e gasolina em Birigui

Homem de 31 anos foi preso em flagrante na noite de quarta-feira (29), após ameaçar…

19 horas ago