A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na última quinta-feira (27), um ato solene para homenagear representantes da sociedade civil, que receberam a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil. O evento foi solicitado pelo deputado Capitão Telhada (PP) e contou com a parceria da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (Abfip).
Os homenageados são de diversas cidades de São Paulo, entre elas Birigui. Entre os homenageados há médicos, delegados de polícia e profissionais de diferentes áreas que contribuem diariamente para a construção de uma sociedade mais justa e ordeira.
Condenado homenageado
Um dos homenageados foi o cirurgião plástico Milton Hayashi, condenado por estuprar a sobrinha de 9 anos em 2022.
Segundo a sentença, emitida pela juíza Moema Moreira Ponce Lacerda, o médico estava na piscina com crianças, entre elas a sobrinha. Durante uma brincadeira em que a menina estava em seus ombros, o réu a abusou.
Ainda conforme a denúncia, a menina relatou o ocorrido à mãe que, no dia seguinte, questionou o médico e gravou a conversa, na qual o homem confessa o crime. O áudio foi anexado ao inquérito policial durante a investigação.
A denúncia oferecida pelo Ministério Público foi recebida em outubro de 2022. No processo, foi instituído que o réu respeitasse um limite de distância e proibição de contato entre ele e a sobrinha, além de entregar o passaporte à Polícia Federal.
Durante o processo, o médico afirmou que em momento algum teve intenção de praticar o abuso contra a menina e que teria ocorrido um acidente.
Conforme a sentença, a juíza entendeu que a alegação do médico, de que o ocorrido foi um acidente, não procede diante dos depoimentos e prova colhidos durante o processo.
O médico recorre da decisão.