Categories: Saúde

DISTRITO FEDERAL: registrados mais de 7 mil casos prováveis de dengue em 2025

O Distrito Federal já registrou 7.318 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde. No período, não foram registrados óbitos em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue.

É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. 

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

De olho nas cidades com alta transmissão da dengue ou número de casos em ascensão em 2025, o Ministério da Saúde realiza ações de enfrentamento em Brasília. Desde que ativou o Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras arboviroses, o Ministério intensificou as ações para conter o avanço da dengue no estado, além de garantir atendimento adequado à população nos municípios mais afetados.
    
A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave.

A moradora da Região Administrativa do Gama, a professora Glaucia Matos, de 45 anos, teve dengue em fevereiro de 2024. Ela ficou internada por duas vezes no período em que esteve doente – o tratamento foi essencial para sua recuperação. 

“Após a febre, fui ficando mais debilitada. A cada dia que passava, estava ficando mais debilitada devido ao agravamento da dengue. A febre estava muito insistente, já não estava conseguindo me alimentar, não conseguia nem mesmo me hidratar em casa de forma alguma. As consequências da doença no meu cotidiano me impossibilitaram de trabalhar.”

Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água, não tome remédios por conta própria e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Bruno Berger

Recent Posts

Suspeito de 21 anos é preso na BA e três adolescentes são apreendidos por estupro coletivo na Zona Leste de SP

O caso de estupro coletivo que chocou a Zona Leste de São Paulo teve novos…

2 horas ago

Motociclista sem carteira de habilitação fica gravemente ferido após colisão em Birigui

Um motociclista de 20 anos ficou gravemente ferido na manhã deste sábado (2), em Birigui,…

4 horas ago

Vereador de Araçatuba com boneco de Bolsonaro apanha e tem que sair escoltado durante ato do 1º de Maio em Brasília

Um confronto entre manifestantes e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) marcou o ato do…

5 horas ago

Polícia Militar apreende simulacro de espingarda e eletrônicos em casa abandonada em Birigui

Policiais militares apreenderam na madrugada deste sábado (2), um simulacro de espingarda, um canivete e…

12 horas ago

TJ-SP nega recurso e indenização à prefeita de Birigui por “vídeo crítico” feito durante campanha eleitoral

A Justiça de São Paulo rejeitou nesta quinta-feira (30), o pedido de indenização por danos…

2 dias ago

Adolescente sem habilitação tenta fugir de fiscalização e é detido pela PM em Lourdes

Um adolescente de 16 anos foi abordado pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (30),…

2 dias ago