O proprietário de uma chácara em Gabriel Monteiro foi multado em R$ 28,2 mil por degradação ambiental contra a flora nesta terça-feira (25). A Polícia Ambiental foi ao local para averiguar o corte de árvores após receber uma denúncia.
No endereço, a vistoria constatou o corte de 94 árvores nativas, classificadas como isoladas e fora de APP (Área de Preservação Permanente), pertencentes às espécies farinha-seca, guapuruvu, manica-de-porca, leiteiro e açoita-cavalo.
Ao ser contatado, o responsável pelo imóvel informou que precisava limpar a área, que foi herdada, e desconhecia a necessidade de autorização para o corte.
Diante dos fatos, foi lavrada uma autuação contra o proprietário, por infração ao artigo 52 da Resolução SIMA nº 05/2021, com aplicação de multa simples no valor de R$ 28,2 mil. O material lenhoso foi apreendido e permanecerá temporariamente na propriedade.
A ocorrência será apresentada via ofício na delegacia do município, e o autuado foi orientado a comparecer ao Atendimento Ambiental.
Folha da Região