Um homem foi preso acusado de injúria racial, neste sábado (19), após ofender verbalmente um vizinho em um cortiço localizado no bairro Cidade Jardim, em Birigui (SP).
Segundo o boletim de ocorrência, PMs foram acionados via COPOM para atender a uma ocorrência de desentendimento no local conhecido como cortiço. O imóvel tem sete residências no mesmo terreno.
Em conversa com os policiais, a vítima relatou ter sido ofendida com expressões racistas como “macaco”, “negrinho”, “preto” e “saci”. Ainda segundo a vítima, essa não foi a primeira vez que sofreu esse tipo de agressão por parte do vizinho.
Questionado, o suspeito admitiu ter feito os comentários após ter solicitado ajuda com uma mudança. Diante da recusa por parte da vítima, o homem fez as ofensas segundo ele, em tom de “brincadeira”, sem intenção de ofender.
Testemunhas que residem no local confirmaram os insultos e relataram que o comportamento é recorrente. Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão ao acusado com base na Lei 7.716/89 (racismo – artigo 2º-A).
O acusado foi conduzido ao Plantão Policial, onde o delegado plantonista decidiu pela prisão em flagrante. Ele permaneceu detido à disposição da Justiça. Vítima e testemunhas foram ouvidas e liberadas.