Categories: País

Fies 2025: MEC inicia convocação da lista de espera para o segundo semestre

O Ministério da Educação (MEC) iniciou a convocação automática dos candidatos que ficaram na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025. O processo, que funciona exclusivamente pela página do Fies, está em andamento desde 5 de agosto e segue até 19 de setembro.

A pré-seleção depende da disponibilidade de vagas segundo critérios como curso, turno, local, instituição de ensino, tipo de vaga e modalidade de concorrência. Os convocados devem ter agilidade: complementar a inscrição no sistema Fies Seleção em até três dias úteis após a notificação; seguir com a validação na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até cinco dias úteis; e, por fim, levar a documentação ao agente financeiro, geralmente um banco, no prazo de dez dias úteis após validação pela CPSA.

Neste semestre, o programa oferece 74,5 mil vagas, o que soma mais de 112 mil oportunidades, considerando também o primeiro semestre do ano. Metade dessas vagas é destinada ao Fies Social, voltado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico, que têm direito a financiar até 100% dos encargos educacionais sem necessidade de comprovação de renda.

Mesmo nos casos em que a turma indicada pelo candidato não se forme, a reprovação não impede sua manutenção na lista de espera, que segue ativa até o término do processo.

O Fies, instituído pela Lei nº 10.260/2001, tem como finalidade ampliar o acesso ao ensino superior privado por meio de financiamento, com condições diferenciadas conforme a renda e outras características dos estudantes.

Bruno Berger

Recent Posts

TJ-SP nega recurso e indenização à prefeita de Birigui por “vídeo crítico” feito durante campanha eleitoral

A Justiça de São Paulo rejeitou nesta quinta-feira (30), o pedido de indenização por danos…

17 horas ago

Adolescente sem habilitação tenta fugir de fiscalização e é detido pela PM em Lourdes

Um adolescente de 16 anos foi abordado pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (30),…

18 horas ago

UBS 09 do Jardim Santana terá horário de atendimento ampliado a partir da próxima semana em Birigui

A Prefeitura de Birigui irá ampliar o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde…

19 horas ago

Reforma do Birigui Prev aprovada pela Câmara cria cargos comissionados com salários de até R$ 8,7 mil

A Câmara Municipal de Birigui aprovou em sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 26/2026,…

21 horas ago

Carro avança cruzamento e atinge motociclista em Birigui

Um acidente entre um carro e uma motocicleta deixou o motociclista com ferimentos leves na…

23 horas ago

Homem é preso após ameaçar pais idosos com foice e gasolina em Birigui

Homem de 31 anos foi preso em flagrante na noite de quarta-feira (29), após ameaçar…

24 horas ago